redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 08 de janeiro de 2024.

Aluna da Escola Municipal do bairro Alves Pereira conquista 1º lugar no concurso de Educação Ambiental

Por Gilson Giordano em 26/09/2017 às 18:35

Do concurso participaram alunos de 37 escolas da REME e os vencedores disputarão em novembro, etapa nacional (Foto: divulgação)

Mais uma vez e em novo concurso realizado desta feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), a região do Anhanduizinho, a maior de Campo Grande teve uma Escola da Rede Municipal de Ensino que através de uma aluna, ficou com a primeira colocação no evento realizado na Capital do Estado.

O programa de educação ambiental “Campo Limpo”, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), premiou seis alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) em um concurso de desenho e redação que teve como tema “Responsabilidade Compartilhada: o desafio das escolas”.

A aluna Vitória Lemes, que ficou em primeiro lugar na categoria desenho representando a Escola José Dorileo de Pina, localizada no bairro Alves Pereira, que é formado por 17 Vilas, Parques, Jardins, Núcleos Habitacionais entre outros, onde residem quase 18 mil pessoas, foi o destaque na referida categoria.

Orgulhoso pela conquista da filha estava o mecânico industrial Arsênio Lemes, pai da aluna Vitória Lemes, que ficou em primeiro lugar na categoria desenho. Ele acredita que a ação desenvolvida pelo projeto contribui com o meio ambiente e a própria aprendizagem de sua filha.

“Eu achei muito boa à participação dela nesse projeto, que ajuda no aprendizado e ainda cuida do meio ambiente”, disse.

Para Vitória, aluna do 4º ano, a realização dessa ação incentiva à conscientização para as questões ambientais. “Eu falei sobre meio ambiente, sobre reciclar. Em casa eu ajudo na reciclagem, separo as coisas que vão para o lixo. Aprendi bastante sobre como preservar o meio ambiente”, enfatizou.

O programa tem parceria com a Semed desde 2008 e tem o objetivo de apoiar as escolas públicas e privadas com temas transversais, relacionados à educação ambiental, alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O concurso deste ano contou com a participação de 37 unidades escolares da REME. A ideia foi mostrar o quanto é essencial o envolvimento de toda a comunidade escolar e famílias na preservação do meio ambiente.

As escolas participantes recebem kits com os materiais pedagógicos voltados aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para fins de aprendizagens temáticas socioambientais.

Os alunos foram classificados na etapa regional, no entanto, os primeiros colocados de cada categoria ainda disputarão a fase nacional, que deve ocorrer em novembro e premiará os três melhores trabalhos de desenho e de redação do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores.

O INPEV é responsável pelo Sistema “Campo Limpo”, o qual gerencia e operacionaliza as embalagens vazias de agrotóxicos, fomentando o destino correto dos resíduos sólidos com apoio e orientação à indústria, aos canais de distribuição e aos agricultores, no cumprimento das responsabilidades definidas pela legislação, consoante, ainda, à prática da Educação Ambiental.

Todos os classificados receberam um Tablet, Já os primeiros lugares ganharam também uma mochila.

Todos os classificados receberam um Tablet, Já os primeiros lugares ganharam também uma mochila.

 Confira a classificação das escolas participantes:

Concurso de desenho – 4º ano

– 1º lugar – Vitória da Silva Lemes – Escola Municipal José Dorileo de Pina

– 2º lugar – Maira Luiza Weiler Rodrigues – Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos

– 3 º lugar – Isaque Emanuel Bastos –  Escola Municipal Barão do Rio Branco

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões